quinta-feira, 19 de julho de 2012

Noite de Fados

Na noite de 20 de Abril de 2012, o CLDS Projeto "Abrir Caminhos", realizou, destinado aos nossos idosos, uma noite diferente, uma noite passada, ao som do "nosso" fado.
Foi na sede da Sociedade Recreativa e Cultural dos Foros de Domingão que teve lugar este evento, que acabou por ser um sucesso.
O evento teve início por volta das 20.00H e teve a participação de vários fadistas da região de Ponte de Sor, que contribuiram desta forma, para o desenrolar de uma noite ímpar na vida de alguns dos idosos presentes.
Foi servido caldo verde, enchidos diversos, vinhos e arroz doce com o o objetivo de tornar ainda mais agradável a noite dos 100 presentes.




















Objectivos:

1)     Contribuir para o enraizamento Sociocultural;
2)     Promover o convívio, evitando assim o isolamento e a depressão;
3)     Desenvolver valores, atitudes de autonomia e participação;
4)     Melhorar a sua qualidade de vida;
5)     Ocupação do tempo livre;
6)     Reavivar memórias.


Recursos Humanos:
1)     Técnicos do Projecto;
2)     Directoras dos Centros Comunitários do Concelho;
3)     Técnicos dos Centros Comunitários do Concelho;
4)     Câmara Municipal de Ponte de Sor;
5)     Direcção da Sociedade Recreativa dos Foros do Domingão;
6)     Centros Comunitários de Concelho;
7)     Técnicos da Câmara Municipal de Ponte de Sor;
8)     Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor;
9)     Associação dos Reformados de Ponte de Sor;
10) Cruz Vermelha.




Parcerias:
 1)     Centros Comunitários do Concelho;
 2)     Câmara Municipal de Ponte de Sor;
 3)     Sociedade Recreativa dos Foros do Domingão;
 4)     Restaurante “O Padeiro”;
 5)     Padaria Pereira;
 6)     Padaria Miguel;
 7)     Monte da Colónia (vinhos);
 8)     Vale de Barqueiros (vinhos);
 9)     Carvicarnes;
10) Salsicharia Leitão;
11) Nate Rui;
12) Voluntários.

Avaliação:
Actualmente sabe-se que é precisamente a falta de exercício que provoca a deterioração. É mesmo possível melhorar a utilização das próprias faculdades mediante a adequada exercitação até uma idade avançada. Os seniores devem de assegurar os seus direitos de cidadãos de participantes na sociedade atual, pois é a partir da inclusão social que se pode contar com pessoas solidárias, cordiais e ligadas a tudo e todos.

Sabe-se que nesta idade os mais velhos reúnem características específicas comuns associadas à idade, aposentação, situações de convivência, situações de saúde, disponibilidade de tempos livres, reforma, solidão, pelo que é fundamental criar projectos de animação que valorizem a experiência, os saberes, os conhecimentos e as suas competências.
Nestas idades, o importante é proporcionar experiências de aprendizagem às pessoas idosas e manter um ambiente rico e estimulante.

É necessário consciencializar a população em geral sobre a necessidade de actividades educativas e lúdicas com a população idosa. É de extrema importância que a sociedade e o poder público passe a ver a pessoa idosa como uma das prioridades e que sejam fomentados e ampliados programas que visem a melhoria da qualidade de vida desta população ao auxiliar o idoso na promoção de um envelhecimento saudável.





Recorrendo a parcerias com algumas das nossas entidades locais, conseguimos proporcionar aos nossos idosos uma noite fabulosa, harmoniosa e que irradiava saudade.
Esta actividade foi ao encontro aos objectivos acima propostos. Através de conversas informais com os participantes, podemos constatar que a actividade foi muito proveitosa e de elevada importância, pois a população abrangida pôde desfrutar de uma noite diferente, mudando a sua rotina diária. Puderam assim apreciar a companhia uns dos outros, conviver, conhecer novos espaços e interagir com outras pessoas, contribuindo para o seu bem-estar físico e psicológico.


Sem comentários:

Enviar um comentário