quinta-feira, 19 de julho de 2012

1ª Sessão de Informação Sobre Apoios ao Próprio Emprego

No dia 14 de Maio de 2012, o Projecto "Abrir Caminhos" realizou no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, a 1ª Sessão de Informação Sobre Apoios ao Próprio Emprego. Esta sessão foi realizada em parceria com o Centro de Emprego de Ponte de Sor, a quem queremos deixar o nosso agradecimento.

Esta sessão teve como objetivo informar e esclarecer todos os presentes na actividade, sobre a Medida Estímulo 2012 e sobre o Programa de Estágios Profissionais, de forma a contribuir para a diminuição da crescente taxa de desemprego que se regista em todo o país e principalmente, no nosso concelho. Foram enviados cerca de 200 ofícios convite para empresas pertencentes ao concelho de modo a que pudessem assistir à sessão.

Depois da abertura da sessão efetuada pelo vereador da Câmara Municipal de Ponte de Sor ( Hugo Hilário), pela diretora do Centro de Emprego de Ponte de Sor (Sandra Cardoso) e pela diretora técnica da entidade coordenadora do Programa CLDS – Projecto “Abrir Caminhos” (Centro Comunitário de Ervideira – Ana Rosa Mendes), foi a vez da oradora/técnica do Centro de Emprego (Anabela Lopes),  passar a explicar os temas em questão.





Durante cerca de uma hora, a Oradora do Centro de Emprego (a Técnica, Anabela Lopes) deu a conhecer a todos os presentes os vários pontos que contemplam a Medida Estímulo 2012 e o Programa a Estágios Profissionais, ficando para o final, um espaço reservado ao esclarecimento de dúvidas, onde os presentes puderam colocar todas as questões que pensaram ser pertinentes elucidar. Pensamos que a realização desta ação foi bastante importante, pois, na atual crise económica em que vivemos, conjugada com a crescente taxa de desemprego que se verifica no país, é nosso propósito contribuir, de alguma forma, para que ambas as medidas fiquem a ser conhecidas pelos agentes económicos locais, e esperamos que estas venham a facilitar as empresas empregadoras ao nível da contratação e dos estágios profissionais, podendo as mesmas contribuírem para a diminuição do desemprego.

Verificámos, por outro lado, com alguma tristeza, que a afluência ao evento não foi a que esperávamos, pois, tendo em conta oNo dia 14 de Maio de 2012, o Projecto "Abrir Caminhos" realizou no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, a 1ª Sessão de Informação Sobre Apoios ao Próprio Emprego. Esta sessão foi realizada em parceria com o Centro de Emprego de Ponte de Sor, a quem queremos deixar o nosso agradecimento.

Esta sessão teve como objetivo informar e esclarecer todos os presentes na actividade, sobre a Medida Estímulo 2012 e sobre o Programa de Estágios Profissionais, de forma a contribuir para a diminuição da crescente taxa de desemprego que se regista em todo o país e principalmente, no nosso concelho. Foram enviados cerca de 200 ofícios convite para empresas pertencentes ao concelho de modo a que pudessem assistir à sessão.

Depois da abertura da sessão efetuada pelo vereador da Câmara Municipal de Ponte de Sor ( Hugo Hilário), pela diretora do Centro de Emprego de Ponte de Sor (Sandra Cardoso) e pela diretora técnica da entidade coordenadora do Programa CLDS – Projecto “Abrir Caminhos” (Centro Comunitário de Ervideira – Ana Rosa Mendes), foi a vez da oradora/técnica do Centro de Emprego (Anabela Lopes), passar a explicar os temas em questão.

Durante cerca de uma hora, a Oradora do Centro de Emprego (a Técnica, Anabela Lopes) deu a conhecer a todos os presentes os vários pontos que contemplam a Medida Estímulo 2012 e o Programa a Estágios Profissionais, ficando para o final, um espaço reservado ao esclarecimento de dúvidas, onde os presentes puderam colocar todas as questões que pensaram ser pertinentes elucidar. Pensamos que a realização desta ação foi bastante importante, pois, na atual crise económica em que vivemos, conjugada com a crescente taxa de desemprego que se verifica no país, é nosso propósito  número de empresas convidadas e a temática em questão, seria de esperar um maior interesse por parte dos convidados, uma sala mais composta, o que não se viria a confirmar. Contudo, é importante salientar que os nossos objetivos foram alcançados na medida em que os presentes nesta sessão, mostraram interesse em participar com algumas questões que foram colocadas à oradora, no fim da sua apresentação.


Importa ainda referir que é nossa intenção, voltar a repetir este tipo de sessões para os agentes económicos locais, pois acreditamos que estas revelam-se bastante interessantes e  úteis no contexto económico e social atual; embora tenhamos que encontrar outra forma de chegar mais próximo das empresas e instituições locais em termos de divulgação destes

Sem comentários:

Enviar um comentário