segunda-feira, 31 de março de 2014

6ª Sessão de Informação sobre Empreendedorismo 2014 – “Empreendedorismo e Competências Empreendedoras”.


Inserida na Ação nº3 – Gabinete de Empregabilidade do Eixo 1 – Emprego Formação e Qualificação do Programa CLDS, o projeto “Abrir Caminhos”, desenvolveu no passado dia 6 de Março de 2014, a atividade “6ª Sessão de Informação na sobre Empreendedorismo 2014 – “Empreendedorismo e Competências Empreendedoras”.

Realizada no auditório da Escola Secundária de Ponte de Sor, em parceria com o Agrupamento nº1 de Ponte de Sor e o IPP (Instituto Politécnico de Portalegre, esta atividade teve como principais objetivos:

- Trabalhar o conceito de Empreendedorismo;

- Explicar a importância do Empreendedorismo;

- Identificar as características e o perfil do empreendedor;

- Reconhecer as vantagens de ser empreendedor.

Esta sessão aberta a todo o público e à comunidade escolar, teve início pelas 14h30, com a abertura da mesma a ser realizada pelo professor Domingos Bento, do Agrupamento de Escolas nº1 de Ponte de Sor. Durante a sua curta intervenção, o professor referiu a importância deste tema ser trabalhado desde cedo nas escolas, revelando que o mesmo é uma mais valia para os alunos, de forma a poderem contrariar os tempos que atualmente vivemos. Mostrou ainda, em nome da escola, disponibilidade para realizar futuras atividades do mesmo género ou outras com o projeto CLDS “Abrir Caminhos” e com o IPP.

Em seguida, foi realizada, pelo técnico de Gestão do CLDS, um enquadramento da atividade, bem como, uma resumida apresentação do Programa CLDS – Projeto “Abrir Caminhos” e os seus objetivos.

Passado o tempo das apresentações, foi dada a palavra à oradora da sessão a Professora Fernanda Policarpo, docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre.

Durante a sua apresentação, que durou cerca de uma hora e quinze minutos, a docente trabalhou o conceito de Empreendedorismo, levando todos os presentes a conhecer o mesmo. Apresentou várias estatísticas referentes ao Empreendedorismo, tanto na Europa, como no nosso país referindo que as PME são neste momento, as principais responsáveis pelo aumento ou diminuição do PIB em Portugal, pelo que se torna indispensável que este número continue a aumentar, bem como o número de PME´s em Portugal.

No final, apresentou alguns exemplos de empreendedores, do mundo e nacionais, que têm no momento bastante sucesso e que são empreendedores por necessidade ou por oportunidade, mas que no fundo são grandes exemplos de como uma pessoa normal pode enriquecer ao tornar-se empreendedor.

Em relação à avaliação da atividade e em função dos resultados de inquérito respondidos por cerca de 89 das 124 pessoas presentes podemos constatar e concluir que a atividade foi  considerada “Boa” bem como a sua organização, tendo também correspondido às expetativas de uma forma “Boa”. Em relação aos técnicos que dinamizaram a sessão, 49,44% respondeu que o fizeram de uma “Boa” forma. 39,33% dos inquiridos respondeu que a sua participação na atividade foi satisfatória.
 





 

Sem comentários:

Enviar um comentário