segunda-feira, 31 de março de 2014

Passeio de Idosos a Sousel - Desfile de Carnaval 2014


Esta atividade realizou-se no dia 4 de Fevereiro de 2014, e teve como objetivo principal proporcionar um dia diferente aos idosos do nosso Concelho, momentos de descontração, diversão, reencontro, confraternização e lazer. A mesma constou da visualização do corso carnavalesco de Sousel.

Esta atividade foi ao encontro aos objetivos propostos. Através de conversas informais com os participantes, podemos constatar que a atividade foi muito proveitosa e de elevada importância, pois a população abrangida pôde desfrutar de um dia diferente, mudando a sua rotina diária. Puderam assim apreciar a companhia uns dos outros, conviver, conhecer novos espaços e interagir com outras pessoas, contribuindo para o seu bem-estar físico e psicológico.



















 



Passeio ao Forum Montijo


Esta, foi uma atividade realizada no dia 13 de Dezembro, em parceria com o CRIPS (Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sor). Consistiu numa visita e ida ao cinema, no Fórum Montijo. Foi direcionada para pessoas com deficiência e/ou incapacidade.

Esta iniciativa, teve como principais objetivos, a realização de uma atividade em grupo, onde se pretendeu promover a interação entre os intervenientes de uma forma mais atrativa. Esta prática, teve como finalidade, proporcionar um dia diferente aos participantes; conhecerem e experimentarem outras vivências, o qual também permitiu promover o convívio, a boa disposição, laços de partilha e solidariedade entre os mesmos.

Foi uma atividade extremamente alegre e participativa, onde no final, foi passado aos presentes, um questionário de avaliação, do qual pudemos constatar que todos gostaram imenso da experiência, a qual gostariam de voltar a repetir.
 





 

Sessões de Planeamento Familiar – Educação Sexual


O Programa CLDS – Projeto “Abrir Caminhos”, desenvolveu nos dias 21 e 23 de Janeiro e nos dias 5, 11 e 27 de Fevereiro, na Escola João Pedro de Andrade, em Ponte de Sor, 6 Sessões de Informação e Sensibilização sobre Planeamento Familiar – Educação Sexual, dirigidas a todos os alunos do 5º ano que frequentam a escola. Estas sessões realizaram-se em colaboração com o Agrupamento de Escolas nº 1 de Ponte de Sor e o Centro de Saúde de Ponte de Sor, este último, que disponibilizou enfermeiras para dinamizarem as sessões. Estas ações, continuam a desenvolver-se durante o mês de Março, e vão abranger mais 10 turmas do 6º e 7º anos.

Estas sessões tiveram e continuam a ter como finalidade, informar e ajudar este público alvo a refletir e a tomar consciência sobre a sexualidade. Ajudar a promover comportamentos saudáveis face à sexualidade; informar sobre saúde sexual e reprodutiva; sensibilizar para a importância do planeamento familiar (despiste de doenças); prevenção de gravidez em idade precoce e os cuidados de higiene necessários, para evitar o desenvolvimento de doenças.

As sessões, já realizadas, foram dinamizadas em seis dias diferentes, uma vez que pensamos ser mais eficaz a abordagem destes temas para pequenos grupos, tendo em atenção a idade dos participantes e a matéria sensível a tratar.

As sessões tem sido muito positivas, pois os alunos tem participado bastante, colocando todas as dúvidas que têm, ao que são prontamente esclarecidos.




6ª Sessão de Informação sobre Empreendedorismo 2014 – “Empreendedorismo e Competências Empreendedoras”.


Inserida na Ação nº3 – Gabinete de Empregabilidade do Eixo 1 – Emprego Formação e Qualificação do Programa CLDS, o projeto “Abrir Caminhos”, desenvolveu no passado dia 6 de Março de 2014, a atividade “6ª Sessão de Informação na sobre Empreendedorismo 2014 – “Empreendedorismo e Competências Empreendedoras”.

Realizada no auditório da Escola Secundária de Ponte de Sor, em parceria com o Agrupamento nº1 de Ponte de Sor e o IPP (Instituto Politécnico de Portalegre, esta atividade teve como principais objetivos:

- Trabalhar o conceito de Empreendedorismo;

- Explicar a importância do Empreendedorismo;

- Identificar as características e o perfil do empreendedor;

- Reconhecer as vantagens de ser empreendedor.

Esta sessão aberta a todo o público e à comunidade escolar, teve início pelas 14h30, com a abertura da mesma a ser realizada pelo professor Domingos Bento, do Agrupamento de Escolas nº1 de Ponte de Sor. Durante a sua curta intervenção, o professor referiu a importância deste tema ser trabalhado desde cedo nas escolas, revelando que o mesmo é uma mais valia para os alunos, de forma a poderem contrariar os tempos que atualmente vivemos. Mostrou ainda, em nome da escola, disponibilidade para realizar futuras atividades do mesmo género ou outras com o projeto CLDS “Abrir Caminhos” e com o IPP.

Em seguida, foi realizada, pelo técnico de Gestão do CLDS, um enquadramento da atividade, bem como, uma resumida apresentação do Programa CLDS – Projeto “Abrir Caminhos” e os seus objetivos.

Passado o tempo das apresentações, foi dada a palavra à oradora da sessão a Professora Fernanda Policarpo, docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre.

Durante a sua apresentação, que durou cerca de uma hora e quinze minutos, a docente trabalhou o conceito de Empreendedorismo, levando todos os presentes a conhecer o mesmo. Apresentou várias estatísticas referentes ao Empreendedorismo, tanto na Europa, como no nosso país referindo que as PME são neste momento, as principais responsáveis pelo aumento ou diminuição do PIB em Portugal, pelo que se torna indispensável que este número continue a aumentar, bem como o número de PME´s em Portugal.

No final, apresentou alguns exemplos de empreendedores, do mundo e nacionais, que têm no momento bastante sucesso e que são empreendedores por necessidade ou por oportunidade, mas que no fundo são grandes exemplos de como uma pessoa normal pode enriquecer ao tornar-se empreendedor.

Em relação à avaliação da atividade e em função dos resultados de inquérito respondidos por cerca de 89 das 124 pessoas presentes podemos constatar e concluir que a atividade foi  considerada “Boa” bem como a sua organização, tendo também correspondido às expetativas de uma forma “Boa”. Em relação aos técnicos que dinamizaram a sessão, 49,44% respondeu que o fizeram de uma “Boa” forma. 39,33% dos inquiridos respondeu que a sua participação na atividade foi satisfatória.
 





 

III Ação de Sensibilização Contra a Violência Doméstica – “Violência e Maus Tratos nos Idosos”


O Programa CLDS – Projeto “Abrir Caminhos”, desenvolveu  no dia 25 de Novembro de 2013, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, a III Ação de Sensibilização Contra a Violência Doméstica -  uma Conferência sobre “Violência e Maus Tratos nos Idosos”, dirigida a todas as pessoas e instituições do concelho, que tenham interesse na matéria.

Esta ação, teve como principal objetivo: ajudar a combater o fenómeno da violência doméstica, através de: informar, sensibilizar e educar, como forma de prevenir esta problemática. As intervenções foram feitas por especialistas na matéria.

Após avaliação da atividade, podemos referir que houve o reconhecimento da importância e impacto que esta ação teve junto de todos os que assistiram.

Acreditamos que é através destes e de outros meios de comunicação,  que as pessoas podem ter acesso a informação importante; a qual se constitui significativa para a prevenção da problemática em questão.




III Encontro Associativo


Realizado em parceria com a LEADERSOR, decorreu no dia 17 de Fevereiro de 2014, nas instalações do CLDS “Abrir Caminhos”, o III Encontro Associativo onde foi debatido o trabalho em parceria entre associações. Este encontro, que contou com a participação de 8 associações do concelho teve os seguintes objetivos:

- Permitir que as parcerias conduzam à melhoria das relações entre as diferentes associações, clubes, etc.

- Permitir a um maior número de pessoas participar e a sentirem-se responsáveis.

- Levar a que as parcerias constituam um bom meio de tirar partido dos seus pontos fortes e desenvolver projetos vigorosos e com uma maior consistência.

Estes encontros associativos contribuem para que as associações estejam a par do panorama associativo local, permitindo às mesmas criar uma rede de parcerias que desenvolva maiores e melhores projetos, tendo em vista o desenvolvimento social do concelho.

Neste encontro a grande ressalva que ficou, é que “mais é mais”, e que nos dias de hoje, necessitamos cada vez mais uns dos outros, para concretizarmos os objetivos a que cada associação se propõe.





Formação Dirigentes Associativos


Decorreu durante o dia 30 de Novembro de 2013, na sede do Projeto “Abrir Caminhos”, uma formação direcionada aos dirigentes associativos do concelho com o objetivo de promover a capacitação dos mesmos.

A formação, que contou com cerca de 10 presenças, englobou os seguintes módulos:

- Projetos Associativos e Candidaturas – 3 horas;

- Introdução à Contabilidade e Fiscalidade Associativa – Responsabilidade Pessoal e Coletiva – 1 hora;

- Contabilidade e Fiscalidade em Contexto Real de Trabalho – 3 horas.

Estes módulos foram lecionados por um técnico da Confederação das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto Portuguesa.

A avaliação desta atividade foi positiva pois desta forma, o CLDS “Abrir Caminhos” contribuiu para a importância social, cultural, política e económica que o movimento associativo tem no desenvolvimento das comunidades locais, enriquecendo o papel do Dirigente Associativo nos contributos que cada um dos formandos pode oferecer à Associação que representa.