quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Volta a Portugal de Apoio ao Emprego

Irá decorrer, no próximo dia 13 de Novembro, em Portalegre, no auditório da Escola Superior de Educação de Portalegre a "VOLTA A PORTUGAL DE APOIO AO EMPREGO".

Este evento que está a decorrer, a nível nacional, em vários pontos do país tem como objetivos:

-  Divulgar de uma forma integrada os serviços e medidas de apoio disponíveis, a nível nacional e europeu, para jovens à procura de emprego.
- Potenciar uma procura de emprego mais ativa, bem informada e com maior probabilidade de sucesso.

Os destinatários desta iniciativa são desempregados à procura de emprego, que podem ter aqui uma chance de encontrar emprego ou formação adequada ao seu perfil.

Este evento irá também ocorrer em:

- Beja - Dia 26 de Novembro;
- Entrocamento - Dia 2 de Dezembro

Para inscrição e mais informações deve consultar:

http://www.iefp.pt/NOTICIAS/EVENTOS_CRC/Paginas/Portalegre_Volta_a_Portugal_de_Apoio_ao_Emprego.aspx

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Um Dia Saudável...Viva o Desporto

O CLDS "Abrir Caminhos" em parceria com o Agrupamento de Escolas nº1 de Ponte de Sor e o CRIPS (Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sor), realizou no passado dia 24 de Outubro a atividade "Um dia Saudável... Viva o Desporto". Esta atividade foi realizada no âmbito do Centro de Recursos e Qualificação, ação pertencente ao Eixo 2 - Intervenção Familiar e Parental, do Programa CLDS.
 
Esta iniciativa teve como objetivo a realização de uma atividade desportiva, entre alunos do ensino regular do Agrupamento de Escolas nº1 de Ponte de Sor e pessoas com deficiência ou incapacidade, pertencentes ao CRIPS.
 
Durante cerca de 1 hora promoveram-se laços de partilha e solidariedade, valorizando o direito à diferença. Uma atividade que teve um balanço bastante positivo tendo em conta a satisfação de todos os participantes, incluindo, alunos, professores e técnicos das várias instituições.
 
 
















quinta-feira, 24 de outubro de 2013

INOVA - CONCURSO DE IDEIAS PARA OS MAIS PEQUENOS

O INOVA! é um concurso de ideias, que visa estimular o empreendedorismo e a cultura empreendedora nas escolas.
O concurso é dirigido a crianças e jovens que frequentem o 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e o ensino secundário, em escolas públicas, privadas, ou através de centros de formação.
Pretende-se:
  • Estimular o espírito empreendedor, criativo e inovador das crianças e dos jovens;
  • Desenvolver um ambiente propício à inovação e à criatividade;
  • Fomentar nos jovens a capacidade analítica, estimulando a reflexão, o espírito crítico, a capacidade de expressão e de argumentação, a imaginação e a criatividade em contexto de deteção de oportunidades de negócios;
  • Fomentar a capacidade para identificar problemas do meio circundante e de gerar ideias criativas e inovadoras com capacidade para configurar novas soluções;
  • Incentivar a assunção do risco;
  • Proporcionar a experiência de participação numa competição;
  • Promover o trabalho em equipa;
  • Premiar e divulgar as ideias mais inovadoras;
  • Desenvolver novos paradigmas, novas formas de pensar e agir.
É uma iniciativa conjunta das seguintes entidades:
  • Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.(IPDJ)
  • Direção-Geral da Educação (DGE)
  • Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. (IAPMEI)
  • Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE)
  • ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP)
  • Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através do BIS - Banco de Inovação Social (BIS)
Mais informação em: http://www.ei.gov.pt/iniciativas/detalhes.php?id=4

Semana do Idoso 2013

Decorreu entre os dias 30 de Setembro e 4 de Outubro, a "Semana do Idoso". Este evento consistiu na realização, durante uma semana, de um leque de atividades dirigidas aos idosos e foi realizada em parceria com todos os Centros Comunitários do concelho, com o Lar "Casa dos Avós", Centro de Saúde de Ponte de Sor e Câmara Municipal de Ponte de Sor
 
A "Semana do Idoso", tem como objetivos combater a monotonia, a solidão e o isolamento a que  muitos dos idosos estão sujeitos durante todo o ano, bem como, proporcionar momentos de animação, alegria e confraternização a todos os participantes. Aqui fica o programa realizado bem como algumas fotos das várias atividades.
 
- Dia 30 de Setembro a 4 de Outubro - Rastreio da Diabetes, Tensão e Colesterol.
- Dia 1 de Outubro- Celebração do Dia do Idoso (Torneio de Jogos, Momento Musical e Lanche Convívio).
- Dia 2 de Outubro - Expressão Plástica.
- Dia 3 de Outubro - Aula de Hidroginástica.
- Dia 4 de Outubro - Aulas TIC e Visualização de Fotografias relativas às atividades realizadas nesta semana.


RASTREIO DA DIABETES, TENSÃO E COLESTEROL





CELEBRAÇÃO DO DIA DO IDOSO

TORNEIO DE JOGOS






MOMENTO MUSICAL





LANCHE CONVÍVIO


           


           
 
 
AULA DE HIDROGINÁSTICA
 
 



 
 
 
AULAS TIC E VISUALIZAÇÃO DE FOTOGRAFIAS
 
 


 
 




quarta-feira, 23 de outubro de 2013

II Encontro Associativo Pontessorense

Decorreu durante a tarde do dia 28 de Setembro de 2013, no auditório do Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, o 2º Encontro Associativo Pontessorense.
 
Este encontro tinha como principais objetivos demonstrar a importância do associativismo na atualidade, recorrendo à intervenção dos cidadãos nas várias áreas da vida social e dar a conhecer as associações locais e as suas valências, bem como a importância do papel do dirigente associativo na associação.
 
 



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

ENTREVISTA À GERENTE DA "FM - EVENTOS E VIAGENS À MEDIDA"

Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação
Ação nº1 – Aldeia Empresarial
                                                                                                            
 
O (CLDS) é um Programa do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social que privilegia territórios que estão identificados como vulneráveis e ações de intervenção obrigatória, que respondam de facto às necessidades diagnosticadas. 
No dia 11 de Maio de 2011, foi assinado o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) entre o Instituto de Segurança Social, Câmara Municipal de Ponte de Sor e o Centro Comunitário de Ervideira, sendo esta última a Entidade Coordenadora e Executora do Programa. 
O projeto denominado CLDS – Projeto “Abrir Caminhos”, tem por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos de forma multissetorial e integrada, através de ações a executar em parceria, para combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos.  
A grande aposta deste novo programa, consiste numa concentração de recursos, em 4 eixos de intervenção essenciais tais como: emprego, formação, qualificação; intervenção familiar e parental; capacitação das comunidades e das instituições; informação e acessibilidades.
O que fazemos? O CLDS – Projeto “Abrir Caminhos”, tem a seu cargo a dinamização de um Plano de Ação, cujos eixos de intervenção são elaborados com base nas necessidades expressas no diagnóstico social do concelho.
Assim sendo, a “Aldeia Empresarial, é uma ação que está inserida no eixo 1 (emprego, formação e qualificação).
A Aldeia Empresarial é um espaço que visa apoiar a criação de empresas em início de atividade. A intenção é ajudar potenciais empreendedores a desenvolver a sua ideia de negócio e tentar colmatar alguma dificuldade na dinamização do mesmo. A Aldeia Empresarial possui ainda espaços que poderão ser cedidos a empresas em fase de arranque para instalação do próprio negócio. Há ainda a possibilidade de utilizar este espaço para reuniões e formações.
O projeto estará em funcionamento até Maio de 2014. Neste momento, a Aldeia Empresarial, além de funcionar como sede do projeto, disponibiliza também uma sala de reuniões/formação e alberga ainda duas empresas, as quais pretendemos dar a conhecer a sua experiência enquanto partes integrantes da Aldeia Empresarial.


Empresa nº2 – FM – Eventos e Viagens à Medida



 

1-     BI do Empresário 

a.      Nome: - Maria de Fátima Marques Rufino

b.     Idade: - 50 anos

c.      Função: - Gerente

d.     Residência - Ponte de Sor

 

2-     O que é a FM – Eventos e Viagens à Medida?

Maria Rufino: É uma empresa que visa organizar, tal como o nome indica, eventos de vários tipos, como; festas de empresas; festas temáticas; casamentos; despedidas de solteira (o ); festas de aniversário; apoiar com espaço e toda a logística seminários/formação de empresas, eventos com atividades radicais ( rapel; canoagem; escalada etc. ) e tudo o que necessitar para o seu evento, basta contactar-nos, dispomos de vários espaços, como; quintas, tendas, barcos...e muito mais. Depois, temos ainda a vertente das viagens, como agência com o registo no Turismo de Portugal RNAVT 3992, onde para além de termos os nossos próprios programas, também vendemos programas dos operadores turísticos, uma vez que os mesmos só são comercializados através de agências de viagem. Organizamos passeios desde 1 dia, como; idas a espéctaculos, passeios cultural de manhã e almoço convívio, fins de semana com a vertente cultural e lazer, de 3,4,5,e 6 dias até viagens de longo curso. Também tratamos de vistos para entrada em países que o exigem.


3-     Como teve conhecimento desta ação (Aldeia Empresarial) do CLDS “Abrir Caminhos”?

M.R.: Fui informada pelo Vice Presidente da Camara Municipal de Ponte de Sor, na pessoa de Hugo Hilário, que muito agradeço.

 
4-     Que apoio obteve ao nível da criação e implementação do seu negócio?

M.R.: O espaço, assim como o mobiliário, que utilizo no gabinete.


5-     Quais são as vantagens de ter iniciado o seu negócio na Aldeia Empresarial?

M.R.: O facto de não ter despesas com renda e eletricidade, e estar mais próxima da população.


6-     O que pensa em relação a este tipo de apoios?

M.R.: Excelente! Ainda mais, porque depois de vários anos de descontos, e de ficar desempregada, senti-me apoiada.


7-     Quantos postos de trabalho foram criados até ao momento com o surgimento da FM – Eventos e Viagens à Medida?

M.R.: Um, o meu. Embora tenha cinco colaboradores como comissionistas.


8-     Que melhorias poderiam ser acrescentadas a este tipo de projetos?

M.R.: Penso que o projecto deveria continuar pelo menos mais um ano, uma vez que apenas tive conhecimento do mesmo este ano, em Maio, um ano será pouco tempo para uma avaliação mais precisa. Depois, no meu caso, seria mais rentável se fosse um espaço de rua ( loja ), estaria obviamente mais visível.

 

 

 

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

MEDIDA INCENTIVO EMPREGO

A medida "Incentivo Emprego", que entrou em vigor ontem, dia 1 de Outubro de 2013 e consiste na comparticipação 1% do salário  por cada novo trabalhador efetivo ou a prazo, durante um período de 2 anos.

Poderá encontrar mais informação (regulamento e portaria):
http://www.iefp.pt/noticias/Paginas/Medida_Incentivo_Emprego.aspx