segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Um Dia Diferente

Conforme aqui foi divulgado, decorreu durante o dia 23 de Outubro de 2011, mais uma actividade programada pelo CLDS - Projecto “Abrir Caminhos”, actividade que teve a denominação de “Um Dia Diferente”.
Esta actividade, teve como objectivo principal proporcionar um dia diferente aos idosos do nosso Concelho, através de uma visita ao Estádio Municipal de Ponte de Sor, para assistir a um jogo de futebol que opôs as equipas do Eléctrico Futebol Clube ao Clube Futebol Benfica.
Esta actividade pretendeu proporcionar aos idosos um contacto directo com as infra-estruturas que existem no nosso concelho, assim como, promover e incentivar a ocupação saudável de tempos livres, o combate ao isolamento social, fortalecimento das relações de amizade através do convívio saudável entre os idosos das várias freguesias. Estiveram presentes cerca de 41 idosos.
Os recursos humanos presentes na prossecução da actividade foram os seguintes:
1)      Técnicos contratados pelo Projecto;
2)      Directoras Técnicas dos Centros Comunitários do Concelho;
3)      Presidente da Direcção da Associação Comunitária Recreativa e Cultural Valdoarquense;
4)      Presidente da Direcção da Associação Comunitária Nossa Senhora dos Prazeres;
5)      Direcção e Funcionários do Eléctrico Futebol Clube;
6)      Técnicos e Funcionários da Câmara Municipal de Ponte de Sor;
7)      Auxiliar de Acção Directa do Centro Comunitário de Ervideira.

Tendo em conta o número de participantes na actividade e o grau de satisfação manifestado por todos durante o decorrer da mesma, pôde-se constatar através de observação directa que a avaliação foi muito positiva.
É necessário continuar a consciencializar a população em geral sobre a necessidade de se promoverem actividades socioculturais, educativas e lúdicas com a população idosa. É de extrema importância que a sociedade e o poder público passe a ver a pessoa idosa como uma das prioridades e que sejam fomentados e ampliados programas que visem a melhoria da qualidade de vida desta população ao auxiliar o idoso na promoção de um envelhecimento saudável.
Os efeitos da diminuição natural do desempenho do idoso podem ser atenuados se forem desenvolvidos com os mesmos, programas de actividades educativas que além de educar sobre a própria saúde visem a melhoria das capacidades motoras, sociais, emocionais e intelectuais que apoiam a realização da sua vida quotidiana, daí que a realização de actividades, como a acima referida, seja uma mais-valia para esta população.

 

É com esta finalidade que promovemos e dinamizamos estas actividades, recorrendo à colaboração de diversas parcerias. Para a concretização desta em particular tivemos a colaboração do Eléctrico Futebol Clube que muito gentilmente cedeu os bilhetes para o encontro de futebol e dos Centros Comunitários do concelho que transportaram os idosos das freguesias. Devido à sempre pronta colaboração das parcerias, a actividade foi desenvolvida sem qualquer tipo de custos para o projecto, pelo que podemos constatar que a mesma teve uma avaliação muito positiva.


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SINDEQ - CURSOS MODELARES

Estão a decorrer na Sede do Sindeq em Ponte de Sor, várias formações que poderão ser úteis para qualquer pessoa (empregado ou desempregado). As inscrições que neste momento estão abertas referem-se aos seguintes cursos:

- Assistente Formativo;
- Inglês;
- Espanhol;
- Francês;
- Informática;
- Técnico de Eventos;
- Técnico de Relações Públicas;
- Higiene e Segurança no Trabalho;
- R.V.C.C. - 9ºe 12º Ano.

Estes cursos funcionam em modo pós laboral (entre as 20h-23h), sendo que todos eles são financiados (excepto o R.V.C.C).

Além destas formações existem muitas outras, que poderão vir a serem ministradas, caso existam interessados suficientes que permitam a criação de uma nova turma (normalmente têm que ser uma turma de no mínimo 15 alunos).

No fim de cada acção, cada formando receberá a título gratuito um documento comprovativo de frequência da acção em que se certifica a acção concluída, sua duração e aproveitamento obtido.

Para mais informções poderá dirigir-se ao Edíficio da Câmara Municipal de Ponte de Sor (Gabinete do Projecto Abrir Caminhos) ou então na sede da delegação do Sindeq em Ponte de Sor, que se situa na seguinte morada;

Rua Projectada a Mouzinho de Albuquerque, Letra A, BI.3, R/C Drtº
7400-275 Ponte de Sor

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sessão de Informação sobre TIC

O Programa CLDS - Projecto “Abrir Caminhos”, com a colaboração da FDTI - Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação, irá desenvolver uma Sessão de Informação, cuja temática será  “A Importância das Tecnologias de Informação e Comunicação”.

Por tratar-se de um tema actual, presente em todos os domínios da sociedade, vimos por este meio convidar todos aqueles que estejam interessados., a estarem presentes na mesma, a qual está marcada para Sexta-Feira, dia 18 de Novembro de 2011, entre as 10.00 e as 12.00 horas da manhã, no Auditório do Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor.

Caso estejam interessados em assistir a esta Sessão, agradecemos que confirmem a vossa presença até ao dia 4 de Novembro, uma vez que existe um limite máximo de inscrições. Poderão fazê-lo, pessoalmente, no edifício da Câmara Municipal de Ponte de Sor (Gabinete do Projecto “Abrir Caminhos”), ou então através dos seguintes contactos:

Telefone: 242 291 580 - extensão 302

Contamos com a vossa participação!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Um Dia Diferente

O Projecto Abrir Caminhos irá proporcionar aos nossos idosos “Um Dia Diferente”. É mais uma acção deste projecto que consiste em levar ao Estádio Municipal de Ponte de Sor os nossos idosos, de modo a que estes possam desfrutar de uma tarde diferente, ao assistirem “in-loco” a um jogo de futebol.
Esta actividade irá decorrer no dia 23 de Outubro de 2011, Domingo, a partir das 15.00H e o jogo terá  como opositores o Eléctrico Futebol Clube e o Futebol Benfica. Este é um encontro relativo à 6ª Jornada, da Série E, do Campeonato Nacional da III Divisão de Futebol.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

GABINETE DE EMPREGABILIDADE

O Projecto Abrir Caminhos já tem a funcionar no edifício da Câmara Municipal de Ponte de Sor, o Gabinete de Empregabilidade. Enquadrado no Eixo I do Programa CLDS, este gabinete tem a função de apoiar qualquer pessoa na procura activa de emprego, ou seja, qualquer interessado poderá dirigir-se ao Gabinete de Empregabilidade e ter a ajuda de um técnico nos seguintes assuntos:

- Apoio à Procura Activa de Emprego (Elaboração do CV, carta de apresentação, preparação para entrevistas);

- Preenchimento da Declaração de IRS;

- Apoio às entidades empregadoras no preenchimento de candidaturas aos estágios profissionais ;

- Divulgação de medidas de apoio ao emprego (CEI e CEI+);

- Divulgação do PAECPE (Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego), bem como apoio técnico na constituição de uma empresa.

- Informação sobre Formação Profissional a decorrer na zona.


O Gabinete de Empregabilidade, irá também dinamizar Sessões de Informação sobre Empreendedorismo, abertas à Comunidade. Estas sessões serão divulgadas na devida altura e têm como objectivo informar e esclarecer os interessados em relação à criação do próprio emprego e às oportunidades de negócio.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Semana Do Idoso

O Projecto “Abrir Caminhos” organizou durante a semana de 26 Setembro a 1 de Outubro, a Semana no Idoso. Esta actividade teve como principais objectivos fomentar a expressão verbal de ideias, opiniões e sentimentos, contribuir para o enraizamento sociocultural, favorecer a interacção grupal e desenvolver valores e atitudes de autonomia e participação de modo a melhorar a qualidade de vida.
Participaram nesta actividade cerca de 63 idosos do concelho.

Durante esta semana foram realizadas diversas actividades como:
- Rastreio da diabetes, tensão arterial, colesterol,;
- Visionamento de um filme;
- Dia Dedicado às Artes Plásticas;
- Aulas de Hidroginástica nas Piscinas Cobertas;
- Introdução às T.I.C., através do visionamento, no datashow dos trabalhos efectuados durante a semana.





   

No sábado, dia 1 de Outubro, esta actividade teve o seu culminar com o festejo do Dia Internacional do Idoso. Neste dia, a equipa técnica do Projecto “Abrir Caminhos”, organizou um dia diferente para os nossos idosos, através de um lanche de convívio que se realizou na sede da Associação Recreativa e Cultural dos Foros do Domingão. Neste espaço decorreu ainda um Torneio de Jogos de Mesa e um espectáculo com o grupo de dança do Eléctrico Futebol Clube de forma a promover o contacto intergeracional.
 
A equipa técnica do Projecto Abrir Caminhos quer deixar aqui uma palavra de agradecimento a todos os parceiros que tornaram possível desenvolver esta acção. Foram eles:
 - Centros Comunitários;
 - Associação Recreativa e Cultural dos Foros do Domingão;
 - Centro de Saúde de Ponte de Sor
 - Câmara Municipal de Ponte de Sor;
 - Juntas de Freguesia do Concelho;
 - Sodrel;
 - Hipermercados Continente Modelo;
 - Piscinas Municipais Cobertas de Ponte de Sor;
 - Padaria Central.


       

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Projecto "Abrir Caminhos"

O Centro Comunitário de Ervideira desempenha as funções de entidade coordenadora e executora do projecto "Abrir Caminhos", sendo que este nasceu de um convite efectuado pela Segurança Social à Câmara Municipal de Ponte de Sor.
Este acordo foi consumado no dia 11 de Maio de 2011.

CLDS - Contratos Locais de Desenvolvimento Social

O Programa CLDS ( Contratos Locais de Desenvolvimento Social ) destina-se essencialmente à promoção da inclusão social dos cidadãos, de forma multisectorial e integrada, através de acções a executar em parceria, de modo a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos.
O Programa CLDS é financiado com verbas provenientes:
- Dos resultados líquidos da exploração dos jogos sociais atribuídos ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social;
- Do QREN ( Fundo Social Europeu ).

O quadro operacional dos CLDS abrange quatro eixos de intervenção:
-Eixo 1: Emprego, Formação e Qualificação;
-Eixo 2: Intervenção Familiar e Parental;
-Eixo 3: Capacitação da Comunidade e das Instituições;
-Eixo 4: Informação e Acessibilidade

Cada eixo de intervenção é concretizado através de acções obrigatórias, sendo elas:

Eixo 1 - Emprego, Formação e Qualificação
1.1 - Criação de gabinetes de atendimento na área da empregabilidade para acompanhamento do processo de inserção e/ou qualificação ou requalificação profissionais e apoio ao empreendedorismo.
1.2 - Acções que incentivem a articulação entre empregadores e potenciais empregados, escolas profissionais e centros de formação e que promovam a sensibilização e informação dirigidas aos agentes económicos.

Eixo 2 - Intervenção Familiar e Parental
2.1 - Criação de Centro de Recursos e Qualificação para o desenvolvimento de acções de apoio à comunidade e às familias.

Eixo 3 - Capacitação da Comunidade e das Instituições
3.1 - Desenvolvimento de acções de apoio à auto-organização dos habitantes e à criação de associações.

Eixo 4: Informação e Acessibilidade
4.1 - Desenvolvimento de acções de formação e acções facilitadoras do acesso às novas tecnologias da informação e comunicação orientadas para os seguintes grupos alvo:
          i) Crianças;
          ii) Jovens;
          iii) Pessoas em Idade Activa;
          iv) Pessoas Idosas.

Para mais informações sobre a legislação do Programa CLDS, pode consultar o site da Segurança Social em:

http://www2.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=15837&m=PDF

http://www2.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=18853&m=PDF