quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Impulso Jovem - Medidas Passaporte Emprego

Estágios de 6 meses, com uma componente de formação profissional, em entidades, preferencialmente, do setor de bens e serviços transacionáveis, para jovens à procura de emprego, inscritos nos centros de emprego, como desempregados, há pelo menos 4 meses, entre os 18 e os 25 anos ou até aos 30 anos, caso tenham obtido uma qualificação profissional há menos de 3 anos, tendo em vista melhorar o seu perfil de empregabilidade e promover a sua inserção ou reconversão profissional.

Estágios de 6 meses, com uma componente de formação profissional, em entidades do setor da agricultura, para jovens à procura de emprego inscritos nos centros de emprego, como desempregados, há pelo menos 4 meses, entre os 18 e os 35 anos tendo em vista melhorar o seu perfil de empregabilidade e promover a sua inserção ou reconversão profissional.

Estágios de 6 meses, com uma componente de formação profissional, em entidades do setor da economia social, para jovens à procura de emprego, inscritos nos centros de emprego, como desempregados, há pelo menos 4 meses, entre os 18 e os 30 anos, tendo em vista melhorar o seu perfil de empregabilidade e promover a sua inserção ou reconversão profissional.

Estágios de 6 meses, com uma componente de formação profissional, em entidades do setor associativo juvenil e desportivo, para jovens à procura de emprego, inscritos nos centros de emprego, como desempregados, há pelo menos 4 meses, entre os 18 e os 30 anos, tendo em vista melhorar o seu perfil de empregabilidade e promover a sua inserção ou reconversão profissional.


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Gabinete de Empregabilidade

O Projecto Abrir Caminhos já tem a funcionar no edifício da Câmara Municipal de Ponte de Sor, o Gabinete de Empregabilidade. Enquadrado no Eixo I do Programa CLDS, este gabinete tem a função de apoiar qualquer pessoa na procura activa de emprego, ou seja, qualquer interessado poderá dirigir-se ao Gabinete de Empregabilidade e ter a ajuda de um técnico nos seguintes assuntos:

- Apoio à Procura Activa de Emprego (Elaboração do CV, carta de apresentação, preparação para entrevistas);

- Preenchimento da Declaração de IRS;

- Apoio às entidades empregadoras no preenchimento de candidaturas aos estágios profissionais ;

- Divulgação de medidas de apoio ao emprego (CEI e CEI+);

- Divulgação do PAECPE (Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego), bem como apoio técnico na constituição de uma empresa.

- Informação sobre Formação Profissional a decorrer na zona.


O Gabinete de Empregabilidade, irá também dinamizar Sessões de Informação sobre Empreendedorismo, abertas à Comunidade. Estas sessões serão divulgadas na devida altura e têm como objectivo informar e esclarecer os interessados em relação à criação do próprio emprego e às oportunidades de negócio.

"Um Dia Saudável, Viva ao Desporto"


Esta atividade, foi desenvolvida dia 29 de Junho, em parceria com a Câmara Municipal de Ponte de Sor e o CRIPS (Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sor), numa zona muito agradável da cidade: a zona ribeirinha. Os participantes, jovens portadores de deficiência e as crianças que neste período frequentam as férias ativas, começaram a chegar por volta das 10h da manhã. Fizemos a receção aos participantes e demos inicio ao nosso programa com uma caminhada ao longo da zona ribeirinha, animada com música, na qual todos participaram. De seguida houve um momento de descontração com expressão motora, animada pelos técnicos do CLDS e especialmente por Vera Chambel, Animadora Sócio Cultural do CLDS, e com a colaboração de Daniela Chambel (estagiária de Serviço Social, na Câmara Municipal de Ponte de Sor e aluna do Grupo de Dança de Ponte de Sor).





Fizemos uma pausa nas atividades para saborear um pequeno lanche que as próprias instituições ofereceram aos seus utentes, no sentido de recuperar energias.


Logo em seguida começámos com os jogos: jogo do tabuleiro; Jogo de bowling; Jogo de futebol e jogo das latas. Os intervenientes participaram em todos os jogos, interagindo os dois grupos tal como o pretendido. As atitudes positivas observaram-se durante toda a atividade e vão certamente refletir-se nos seus comportamentos futuros. A nossa atitude (técnicos do CLDS), enquanto dinamizadores desta atividade, foi o de incentivar todos os participantes a comportamentos positivos, no sentido de promover a comunhão, facilitar a amizade e colaboração entre todas as crianças. No fim desta atividade foi gratificante  observar gestos de solidariedade,  compreensão, partilha entre os vários elementos das equipas. Pensamos que valeu a pena apostar nesta ideia e pô-la em prática, pois foi bom poder constatar a cumplicidade e interação entre grupos tão heterogéneos. Queremos acreditar que este tipo de atividade inclusiva pode ajudar a criar mentalidades mais abertas e solidárias, e o mais importante, a saber respeitar a individualidade e a diferença de cada um.

 



Público-alvo:

Crianças inscritas nas férias ativas e as Crianças deficientes (CRIPS).


Numero de Pessoas Abrangidas:


Crianças das Férias Ativas:  77 pessoas   - 43 Masc.

                                                                          - 34 Fem.


Jovens Deficientes (CRIPS): 18 pessoas  -   5 Masc.

                                                                         - 13 Fem.


TOTAL = 95 Pessoas    -   48 - H

                                            -   47 - M                                         



Objetivos:

 1)     Motivar para atitudes positivas entre  grupos heterogéneos;
 2)     Despertar atitudes de interajuda e participação;
 3)     Desenvolver valores de cooperação, solidariedade e de  respeito ao outro;


Recursos Humanos:

- Técnicos contratados pelo Projeto;
- Estagiária de Serviço Social, na Câmara Municipal de Ponte de Sor;





Parcerias:

1)     Câmara Municipal de Ponte de Sor;
2)     CRIPS




Avaliação:
Tendo em conta o número de participantes na actividade e o grau de satisfação manifestado por todos durante o decorrer da mesma, pôde-se constatar através de observação directa que a avaliação foi muito positiva. No final do dia, ficámos com ideia que todos os participantes gostaram das atividades, pois, transmitiram-nos alegria em participar nas mesmas.





Alcançamos os objetivos a que nos propusemos sendo de salientar a importância da colaboração das parcerias que permitiu desenvolver esta atividade sem qualquer tipo de custo para o projeto, contribuindo para que a mesma se revela-se positiva.





Piquenique Sénior


 


No dia 20 de Julho de 2012, o CLDS "Abrir Caminhos" proporcionou aos idosos do nosso concelho um piquenique, que se realizou na zona ribeirinha de Ponte de Sor. Pelas 10.00H os idosos reuniram-se junto à nova ponte pedonal que liga as duas margens do rio Sor para procederem a uma caminhada  ficando assim a conhecer a nova infra-estrutura do concelho e ao mesmo tempo puderam desfrutar da bela paisagem que temos ao nosso dispor nesta parte da cidade. Finda a caminhada, foi  hora do piquenique, onde os idosos presentes puderam degustar o lanche oferecido assim como a companhia uns dos outros. Participaram nesta atividade cerca de 27 idosos.








Objectivos:

 1)     Contribuir para o enraizamento Sociocultural;
 2)     Promover o convívio, evitando assim o isolamento e a depressão;
 3)     Desenvolver valores, atitudes de autonomia e participação;
 4)     Melhorar a sua qualidade de vida;
 5)     Ocupação do tempo livre;










Recursos Humanos:


1)     Técnicos do Projecto;
2)     Directoras dos Centros Comunitários do Concelho;
3)     Técnicos dos Centros Comunitários do Concelho;
4)     Centros Comunitários do Concelho;
5)     Câmara Municipal de Ponte de Sor;
6)     Técnicos da Câmara Municipal de Ponte de Sor;
7)     Estagiária da Câmara Municipal de Ponte de Sor.




Parcerias:

 1)     Centros Comunitários do Concelho;
 2)     Câmara Municipal de Ponte de Sor;





Avaliação:

A população idosa deve sempre manter-se activa, ocupando o seu dia-a-dia com actividades lúdicas.
Por sabermos que a melhor forma de ter uma velhice saudável é a actividade, propomos aos nossos idosos diversas actividades, que lhes permitam sentir-se bem.
A terceira idade é uma etapa natural da vida com características próprias, na qual ainda há possibilidades de mudanças e realização pessoal. Facilitada por maior disponibilidade de tempo e liberdade, pode ser um período interessante de descobertas e renovação.
Recorrendo a parcerias com algumas das nossas entidades locais, conseguimos proporcionar aos nossos idosos, um dia de diferente de todos os seus dias, conheceram novas infrastruturas e conviveram, que é o mais importante. Esta actividade foi ao encontro dos objectivos acima propostos. Através de conversas informais com os participantes, podemos constatar que a actividade foi muito proveitosa e de elevada importância, pois a população abrangida pôde desfrutar de um dia ao ar livre e cheio de alegria, mudando a sua rotina diária. Puderam assim apreciar a companhia uns dos outros, conviver e ter uma nova perspectiva sobre a evolução da nossa cidade contribuindo para o seu bem-estar físico e psicológico.